Moçambique

Esteja orando por esse povo e pelos cristãos que estão lá

Como é a perseguição aos cristãos em Moçambique? 
Os ataques de extremistas islâmicos e a presença de cartéis de drogas em algumas áreas contribuíram para o aumento da perseguição em Moçambique. Os cristãos enfrentam extrema violência na parte norte do país e foram forçados a fugir de suas casas. Extremistas islâmicos saquearam e destruíram muitos locais cristãos de adoração, escolas cristãs e empresas de cristãos.
Na parte norte do país, onde os muçulmanos são a maioria, os convertidos enfrentam extrema pressão para renunciar à fé. Se eles se recusarem, geralmente serão evitados. Em abril de 2020um grupo jihadista com possíveis laços com o Estado Islâmico matou 52 pessoas, incendiou igrejas e instituições e atacou aldeias.
“A menos que o governo trabalhe para controlar a situação, a violência contínua pode corroer a harmonia religiosa que existe hoje entre o povo de Moçambique.
Jo Newhouse (pseudônimo), porta-voz das operações da Portas Abertas na África Subsaariana
Quem persegue os cristãos em Moçambique? 
O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra os cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos em Moçambique são: opressão islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado.
Tipos de perseguição que dominam no país:
 Opressão Islâmica, paranoia ditatorial, hostilidade etno-religiosa, corrupção e crime organizado.
Já as “fontes de perseguição são os condutores/executores de hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos em Moçambique são: grupos religiosos violentos, redes criminosas, parentes, cidadãos e quadrilhas, oficiais do governo, líderes de grupos étnicos.
Principais fontes de perseguição:
Grupos religiosos violentos, redes criminosas, parentes, cidadãos/quadrilhas, oficiais do governo e líderes de grupos étnicos.
Quem é mais vulnerável à perseguição em Moçambique?
No geral, o país tem liberdade religiosa limitada. No entanto, a perseguição aos cristãos é mais severa no norte da província de Cabo Delgado devido aos extremistas afiliados ao Estado Islâmico que realizam ataques violentos lá.
Como as mulheres são perseguidas em Moçambique? 
De acordo com fontes locais, as formas mais comuns de perseguição que afetam mulheres e meninas cristãs no país são assédio sexual, estupro – atribuído à incursão de militantes islâmicos – e casamento forçado. Muitas famílias muçulmanas que vivem em Moçambique forçam mulheres suspeitas de se converterem ao cristianismo ao casamento com um homem muçulmano, para garantir que não se envolvam em atividades cristãs.
Como os homens são perseguidos em Moçambique?
Segundo especialistas do país, a opressão islâmica é a fonte mais comum de perseguição aos cristãos em Moçambique. Um deles compartilhou que ataques direcionados a propriedades governamentais e cristãs tornaram-se comuns na província onde os jihadistas estão ativos. É relatado que homens e meninos cristãos foram mortos nesses ataques, deixando as famílias economicamente incapacitadas.
Como posso ajudar ?
Além de orar por esse povo, você pode ajudar ofertando para os projetos e missionários que se encontram lá. Nós da associação missionária cristã ide visamos apoiar missionários que se encontram na linha de frente, pregando o evangelho para as nações.

Conheça os projetos na África

Uniforme Refúgio

Junto com a Ajuda da Igreja Nazareno, realizamos a criação dos Uniformes da Escola Refugio. Realizamos a criação de um protótipo, para que fosse criado

Read More »

Aula de Artes – Refúgio Baby

Nosso Refúgio Baby começou mais uma matéria, começamos a dar aula de Artes no Refúgio baby, incentivando as crianças a terem criatividade e inovação. Criando

Read More »

Aula de Artes

Hoje a aula de artes no Projeto Refúgio em Moçambique, foi uma festa, esculturas de barro, lindo!!!!!! Parabéns, crianças, Deus os abençoe!!!!

Read More »