Jordânia

Conheça o mundo mulçumano

                              País Jordânia
A Jordânia é uma nação árabe situada na margem leste do rio Jordão, é conhecida pelos monumentos antigos, pelas reservas naturais e resorts à beira-mar. Sua capital é Amã, seu governo é uma monarquia institucional. O idioma falado lá é árabe e inglês.
Como é a perseguição aos cristãos na Jordânia?
Em comparação com os cristãos que vivem em outros países do Oriente Médio, a maioria dos cristãos na Jordânia vive uma vida segura e estável e desfruta de um nível relativamente alto de liberdade religiosa. O rei Abdullah II e seu governo parecem tolerar e, até certo ponto, apoiar igrejas reconhecidas. A maioria dos cristãos na Jordânia pertence a igrejas ortodoxas ou católicas romanas.
No entanto, os cristãos ainda enfrentam discriminação no emprego e restrições contra a pregação pública. As igrejas não reconhecidas podem enfrentar o assédio das autoridades públicas, especialmente aquelas que evangelizam ativamente. Embora a Jordânia goste de se apresentar como um farol de tolerância e diálogo inter-religioso, os muçulmanos sunitas radicalizados e os jihadistas da Síria e do Iraque continuam a representar uma ameaça à comunidade cristã. Além disso, o testemunho aberto de fé de um cristão que se converteu do islã pode levar a espancamentos, prisão e até morte. Cristãos que são ativos no evangelismo e/ou ajudam cristãos ex-muçulmanos podem enfrentar ameaças e opressão na vida diária. A pressão continua muito alta para os cristãos que pertencem a esses grupos.
A Jordânia tem um número alto de muçulmanos salafistas que são potencialmente um perigo para os cristãos e outras minorias religiosas que vivem no país. O governo continua a controlar os sermões nas mesquitas e exige que os pregadores se abstenham de falar sobre política, para evitar agitação social e política na tentativa de conter o extremismo islâmico.
Quem persegue os cristãos na Jordânia?
O termo tipo de perseguição é usado para descrever diferentes situações que causam hostilidade contra cristãos. Os tipos de perseguição aos cristãos na Jordânia são: opressão islâmica, opressão do clã.
Os tipos de perseguição predominantes são: Opressão Islâmica e Opressão do Clã
Já a fontes de perseguição são os condutores/executores das hostilidades, violentas ou não violentas, contra os cristãos. Geralmente são grupos menores (radicais) dentro do grupo mais amplo de adeptos de uma determinada visão de mundo. As fontes de perseguição aos cristãos na Jordânia são: líderes de grupos étnicos, líderes religiosos não cristãos, parentes, cidadãos e quadrilhas, oficiais do governo.
Principais fontes de perseguição:Líderes de grupos étnicos, líderes religiosos  não cristãos, parentes , cidadãos e quadrilhas e oficiais do governo.
Como as mulheres são perseguidas na Jordânia? 
De todas as categorias da comunidade cristã na Jordânia, as convertidas do islamismo são as mais vulneráveis à perseguição. No entanto, outras mulheres cristãs também enfrentam desigualdades, especialmente se o marido se converter ao islã.  
Para mulheres ex-muçulmanas, a pressão vem mais frequentemente da família. Quando uma cristã ex-muçulmana ainda mora com a família islâmica, ela corre o risco de prisão domiciliar e até de assédio sexual ou estupro se a fé for revelada. Embora os casamentos arranjados não sejam incomuns na Jordânia, as mulheres ex-muçulmanas estão sob a ameaça adicional de se casarem involuntariamente em um esforço para manter a família. Isso pode se estender a crimes de honra, que são um risco para cristãs ex-muçulmanas em áreas rurais.
Mulheres convertidas do islã não podem se casar oficialmente com homens cristãos históricos. Mesmo que se casem no exterior, o Estado não reconhece tais casamentos. Quando casadas com maridos não cristãos, as mulheres ex-muçulmanas correm o risco de abusos e ameaças de morte, o que faz com que algumas fujam. Elas também enfrentam restrições de viagem. A proibição de viagens pode ser imposta pelas autoridades, mas também por familiares. Se uma cristã ex-muçulmana violar a proibição de viajar, um processo judicial pode ser iniciado por “viajar sem permissão”. As mulheres cristãs ex-muçulmanas também estão sob a ameaça de divórcio forçado. A atitude da família do cônjuge é crucial nessa questão.
Como os homens são perseguidos na Jordânia? 
Segundo a sharia, os casamentos entre mulheres muçulmanas e homens não muçulmanos não são permitidos. Para que o casamento seja legal, o homem deve se converter ao islã. Isso torna o casamento legal impossível entre um homem cristão histórico e uma mulher cristã ex-muçulmana. A sharia também determina que, se uma esposa cristã se converter ao islamismo, o marido também deve se converter para que o casamento permaneça legal. 
Homens cristãos ex-muçulmanos enfrentam outras dificuldades em uma cultura de honra e vergonha quando as famílias os rejeitam e os expulsam de casa por causa da escolha de religião. 
O resultado é que tais dificuldades podem levá-los a emigrar. Frequentemente, parece ser uma migração por motivos econômicos, mas na verdade está enraizada na situação causada por causa da fé cristã. A pressão sobre as famílias cristãs, que as leva a deixar o país, exerce um efeito potencialmente negativo sobre a futura liderança da igreja, que terá menos homens disponíveis para treinamento e funções de liderança.
Como posso ajudar ? 
 Além de orar por esse povo, você pode ajudar ofertando para os projetos e missionários que se encontram lá. Nós da associação missionária cristã ide visamos apoiar missionários que se encontram na linha de frente, pregando o evangelho para as nações.
 

 

 

Conheça os projetos na Jordânia

Refúgio Jordânia

Irmãos, sabemos que Deus nos leva a muitos lugares para servi-lo quando permitimos estarmos no centro de sua presença. Deus tem nos levados a muitos

Read More »